Segurança Terceirizada: Tipos e Vantagens
Devido o aumento da criminalidade em algumas regiões, a contratação de um colaborador para a segurança é um caminho comum para empresas e estabelecimentos comerciais que estejam passando por problemas com a criminalidade, que possuam suas instalações em locais que oferecem maior risco ou que trabalham com equipamentos, materiais ou produtos de alto valor agregado.
Para acompanhar o aumento da demanda, o setor tem se desenvolvido bem para conseguir oferecer opções personalizadas que conseguem atender as necessidades, por muitas vezes mais específicas por se tratar de segurança, de seus clientes.
Tal Adaptabilidade é possível para as fornecedoras pois estas fazem uma análise de segurança prévia ao início do serviço (caso necessário), oque não é feito quando o funcionário é contratado diretamente ou informalmente.
Entretanto, para solicitar uma visita presencial de uma fornecedora de segurança, é necessário entender quais pontos devemos considerar para realizar a contratação e, principalmente, quais os tipo de serviço de segurança são ofertados por essas empresas.
Tipos de serviço de segurança:
Vigilância Patrimonial:
De forma resumida, a vigilância patrimonial tem como foco evitar possíveis riscos as clientes e, mais especificamente, ao patrimonio dos clientes. É uma atividade de maior especialização, uma vez que os profissionais que desempenham a função precisam passar por diversos cursos específicos para obterem sua certificação. Além do funcionário, a empresa também precisa possuir a autorização legal da Polícia Federal para oferecer o serviço, seja ele armado ou desarmado.
Controle de acesso:
O serviço de controle de acesso é caracterizado por ser mais simples, tanto em sua função, quanto na capacitação necessária do funcionário para desempenha-lo. Consiste basicamente em acompanhar e controlar a entrada e saída de pessoas de algum local, observar possíveis atividades criminosas e evitar conflitos.
Diferença: Vigiancia patrimonial e Controle de Acesso
Para prestar o serviço de vigilância, além do funcionário ser obrigatoriamente treinado, a empresa precisa ter uma autorização da Polícia Federal para atuar, enquanto tal treinamento específico e autorização não é necessário para um controlador de acesso, tendo valor reduzido mas não oferecendo a proteção que um vigilante fornece.
Vigilancia eletronica:
A vigilância eletrônica é um serviço altamente customizável e requer obrigatoriamente uma visita presencia no local para que a empresa de segurança consiga fazer uma análise de segurança para entender a quantidade de câmeras necessárias para cobrir o perímetro, apontar os locais onde elas deverão estar e, principalmente, identificar todos os possíveis pontos cegos.
Após a instalação do sistema de monitoramento, a empresa responsável fará o acompanhamento das imagens pelo período contratado, geralmente por 12 ou 24 horas, e acionará as autoridades caso atividade suspeita seja identificada, assim, aumentando muito a segurança do local.
O serviço de portaria remota para condomínios, onde um funcionário em uma central faz a função de porteiro, para que o mesmo consiga controlar a entrada e saída do condomínio, também é instalado um sistema de camêras/vigilância eletrônica.
Segurança de Eventos:
Por muitas vezes, a modalidade refere-se somente a um funcionário fazendo o controle de entrada e saída do evento, mas diversos eventos precisam de funcionário treinados para a proteção de qualquer equipamento ou material que seja passível de furto. Para realizar tal segurança, o colaborador recebe um treinamento para identificar comportamentos suspeitos antes que algo realmente acontece, evitando assim o furto de algum equipamento de valor ou que alguma pessoa tenha sua integridade física violada.
Segurança Pessoal Privada:
A segurança pessoal é um serviço de maior especificidade, onde um segurança ou uma equipe de segurança, armados ou desarmados, façam a segurança de uma pessoa ou um grupo que está mais suscetível a danos ou aproximações indesejadas. Tal serviço é geralmente contratado por figuras públicas ou por empresas a fim de proteger funcionários de alto escalão.
Transporte de valores:
O serviço de transporte de valores refere-se ao transporte seguro de bens valiosos, dinheiro e equipamentos que poderiam ser interceptados e roubados caso não fossem transportados de maneira segura e planejada, seja com um veículo especial ou com um veículo comum.
Escolta Armada:
Muito semelhante ao transporte de valores, na escolta armada o objetivo concentra-se em proteger indivíduos ou objetos de valor durante todo o seu trajeto, coordenando também um plano de embarque e desembarque, de acordo com as circunstâncias.
Vantagens de terceirizar a sua segurança
Menor investimento:
Diferente da contratação orgânica, ao terceirizar, o contratante não terá responsabilidade trabalhista nenhuma com o colaborador, sendo totalmente responsabilidade da fornecedora o processo de contratação, treinamento e cumprimento de todos seus direitos trabalhistas, como previsto por lei.
Reposição de funcionários:
Ao terceirizar, além das responsabilidades trabalhistas serem repassadas da fornecedora, a reposição dos funcionários no caso de faltas e férias também é responsabilidade da mesma, evitando que a contratante tenha que procurar um funcionário temporário com urgência e que o posto fique descoberto, reduzindo a segurança.
Maior especialização:
Colaboradores de empresas do ramo são capacitados para realizarem a função, tendo passado por vários cursos e certificações para garantir a qualidade de seu trabalho, portanto, a empresa contratante não deverá se preocupar quanto a qualificação dos colaboradores realizando a segurança.
Foco no que mais importa:
Ao entregar a gestão de sua segurança na mão de uma empresa especializada no serviço, a contratante reduzirá sua preocupação com a manutenção e gestão de serviços de apoio, como a segurança, permitindo-a concentrar seu tempo e esforço no foco de seu negócio e nos colaboradores que estão relacionados com o mesmo.
Reposição facilitada:
Contratando o serviço terceirizado, a reposição de faltas e férias de funcionários também é responsabilidade da empresa fornecedora, evitando a necessidade de se buscar com urgência um colaborador temporário para cobrir um funcionário que faltou inesperadamente. Tal reposição é possível devido a terceirizada possuir muitos funcionários em sua folha, permitindo maior maleabilidade quanto a sua alocação.
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