Quanto custa contratar segurança patrimonial em 2022?
Devido ao aumento da criminalidade em algumas regiões, a contratação de um colaborador para a segurança é um caminho comum para empresas e estabelecimentos comerciais que estejam passando por problemas com a criminalidade, que possuam suas instalações em locais que oferecem maior risco ou que trabalham com equipamentos, materiais ou produtos de alto valor agregado.
Atualmente, são muitos os serviços de segurança e estes podem ser totalmente adaptados pelas fornecedoras de acordo com a necessidade do cliente, pois estas fazem uma análise de segurança prévia ao início do serviço (caso necessário), oque não é feito quando o funcionário é contratado diretamente ou informalmente.
Entretanto, para solicitar uma visita presencial de uma fornecedora de segurança, é necessário entender quais pontos devemos considerar para realizar a contratação e, principalmente, quais os tipo de serviço de segurança são ofertados por essas empresas.
Tipos de segurança terceirizada:
Vigilancia Patrimonial:
A vigilância patrimonial tem como foco prevenir possíveis riscos ao patrimonio dos clientes. É uma atividade de maior qualificação, os profissionais que desempenham a função precisam passar por diversos cursos específicos para obterem sua certificação. Além do funcionário, a empresa também precisa possuir a autorização legal da Polícia Federal para oferecer o serviço, seja ele armado ou desarmado
Controle de acesso:
O serviço de controle de acesso é caracterizado por ser mais simples, tanto em sua função, quanto na capacitação necessária do funcionário para desempenha-lo. Consiste em acompanhar e controlar a entrada e saída de indivíduos de algum local, observar possíveis atividades criminosas e evitar conflitos.
Vigiancia eletrônica:
A vigilância eletrônica é um serviço muito customizável e requer obrigatoriamente uma visita presencia no local para que a empresa de segurança consiga fazer uma análise de segurança para entender a quantidade de câmeras necessárias para cobrir o perímetro, apontar os possiveis pontos cegos e orçar o valor final.
Após a instalação do sistema de monitoramento, a empresa responsável fará o acompanhamento das imagens e acionará as autoridades caso atividade suspeita seja identificada, assim, aumentando muito a segurança do local.
Segurança de eventos:
Por muitas vezes, a modalidade refere-se somente a um funcionário fazendo o controle de entrada e saída do evento, mas diversos eventos precisam de funcionários treinados para fazer a segurança de equipamentos ou materiais que sejam passíveis de furto e controlar conflitos.
Transporte de valores:
O serviço de transporte de valores refere-se ao transporte seguro de bens valiosos, dinheiro e equipamentos que poderiam ser interceptados e roubados caso não fossem transportados de maneira segura e planejada, seja com um veículo blindado ou com um veículo comum.
Escolta armada:
Semelhante ao transporte de valores, na escolta armada o objetivo concentra-se em escoltar o veículo onde está sendo transportado objetos de valor ou um individuo que precise de segurança.
Quer conhecer mais sobre os serviços de segurança? Clique aqui!
Quanto custa contratar segurança patrimonial:
Primeiramente, devemos entender quais são as diversas variáveis que influenciam o valor final que será cobrado pelas empresas de segurança, como a necessidade ou não do vigilante estar armado, a natureza do serviço e o período de cobertura solicitado pelo cliente.
Para facilitar o entendimento, apresentaremos valores para os dois serviços mais vendidos no ramo da segurança: a vigilância patrimonial e o controle de acesso.
Os valores apresentados logo abaixo são baseados nos valores praticados por fornecedores da Primebid para um vigilante patrimonial desarmado por 44 horas semanais, isto é, 8 horas de segunda a sexta-feira, e 4 horas no sábado.
Já os valores apresentados abaixo são para os serviços de vigilante patrimonial, armado e desarmado, e controlador de acesso por períodos de 12 horas e 24 horas, todos os dias da semana.
Para cobrir um posto 24 horas, são necessários 4 funcionários trabalhando períodos de 12 horas em dias alternados. Já para um posto 12 horas, 2 funcionários na mesma carga horaria são suficientes.
Um vigilante patrimonial desarmado, excluindo a ausência de licença para use de arma de fogo, possui a mesma capacitação de segurança que o vigilante armado e pode assim como ele realizar revistas e fazer intervenções em situações de perigo.
Com os gráficos acima podemos perceber que existe uma grande variação nos valores entre vigilantes armados e desarmados, e isso se deve a toda capacitação e autorizações legais necessárias para que o vigilante possa manusear uma arma de fogo e também para que a empresa possa vender tal serviço.
Já sobre o gráfico abaixo, em relação ao serviço de controle de acesso, podemos perceber que o valores também são bem menores se comparado com um vigilante patrimonial, seja armado ou desarmado. Tal diferença se deve pela menor capacitação necessária para desemprenhar a função de controlador de acesso, não precisando de nenhuma certificação de segurança.
O serviço de controle de acesso, mesmo que realizado por um funcionário com menor preparo, é plenamente suficiente em grande parte das demandas, isto porque elas não estão em locais de alto risco ou não oferecem nenhum risco de tamanho a considerar a intervenção de um segurança treinado e armado.
Concluiu que a terceirização da segurança é interessante para sua empresa/condomínio? Clique no botão verde abaixo e receba até 5 propostas diferentes em até 24 horas!