4 Razões para Grandes Lideres Admitirem seus Erros

É quase impossível chegar à liderança sozinho

Se você deseja alcançar o sucesso assim como os grandes líderes fazem, é necessário acima de tudo ter a humildade necessária para admitir seus erros e aceitar a ajuda de terceiros, trabalhar com apenas duas mãos é o maior erro da liderança. Na sua volta não há apenas mão de obra, mas também, cabeças pensantes cheias de ideias esperando pela sua inteligência e toque de liderança para lapidá-las e torná-las em soluções práticas.

Infelizmente, muitos líderes permitem que seus egos e agendas ocultas impeçam o caminho de fazer o que é melhor para as pessoas e organizações a que servem. Os líderes não são responsáveis ​​por estar sempre certos. No entanto, eles são responsáveis ​​por fazer com que os problemas se tornem oportunidades e as soluções sejam encontradas de forma proativa para que o ímpeto nunca seja perdido.

Eles devem saber quem são os especialistas no assunto em sua equipe e capacitá-los durante tempos de crise e mudança para que a organização não seja pego de surpresa pelo inesperado.

Um ponto comum de todo grande líder é ter a coragem de confessar sempre que eles cometeram muitos erros ao longo do caminho. Eles admitirão que foi o insight coletivo de decisões erradas que lhes ensinou lições inestimáveis ​​- e como ver oportunidades em tudo e antecipar o inesperado mais rapidamente. Os líderes de sucesso são transparentes o suficiente consigo mesmos e com os outros para admitir seus atos errados, de modo que aqueles ao seu redor também possam se beneficiar de seu aprendizado. Eles chamam isso de sabedoria e muitos líderes não têm – porque são muito orgulhosos para reconhecer os erros como momentos de aprendizagem valiosos para si próprios e para os outros.

Gerenciar erros é muito parecido com liderar o gerenciamento de mudanças. Todos estão em busca de clareza e compreensão para minimizar riscos e descobrir as recompensas de curto e longo prazo da mudança. Concentramos muito tempo em maximizar nossos pontos fortes, mas não o suficiente em entender como e por que falhamos – o que é igualmente importante para o sucesso no mercado.

Tornar-se o líder mais eficaz exige que assumamos a responsabilidade de dissecar o porquê e o como de nossos sucessos e fracassos. É importante ver isso através de uma visão circular para melhor avaliar a dinâmica com a qual lidamos diariamente. Eles existem ao redor, abaixo e além do que buscamos criar por meio do impacto e da influência de nosso papel de liderança. Adotar uma abordagem 360º nos dá a observação ampliada para ver as coisas com mais clareza e nos fornece as perspectivas que muitas vezes ignoramos. Gastamos muito tempo no aqui e agora – em vez de no “por que” e “como”, que é o que, em última análise, nos ensina a liderar de forma mais eficaz em direção a resultados mais sustentáveis.

Cometer erros é uma parte muito importante da jornada de liderança. Certamente não estou sugerindo que você seja imprudente ao liderar – mas seja responsável por saber por que as coisas não funcionaram a seu favor e como você poderia ter abordado as coisas de forma diferente. Porque vivemos em um mundo de trabalho mais rápido e de curto prazo – precisamos estar mais atentos ao nosso próprio ritmo, reservar um tempo para nos autoavaliarmos e aprendermos com nossos erros.

A melhor maneira de estarmos à frente do mercado é fortalecendo o ecossistema (base de pessoas e recursos) que nos permite tomar decisões com mais eficácia e com níveis crescentes de sucesso e significância. Se não soubermos como tornar nosso ecossistema mais forte, corremos o risco de nunca sermos capazes de ficar à frente do jogo à medida que começamos a perder o ímpeto. Sem um ecossistema forte, nunca podemos amadurecer e nos desenvolver como líderes. Talvez isso explique por que muitos líderes se tornam seguidores.

Agora para ter certeza que você está amadurecendo constantemente e se desenvolvendo como um grande líder de verdade – afinal ninguém nasce grande e muito menos líder – listamos abaixo as quatro razões pelas quais líderes devem admitir quando cometem erros:

grandes líderes de sucesso

Admitir seus erros conquista respeito

As pessoas não esperam perfeição de seus líderes – elas apenas exigem sua atenção inabalável e iniciativa ousada. Quando os líderes são honestos sobre suas deficiências e podem aprender com seus erros, eles ganham respeito e, ao longo do caminho, criam um ambiente de transparência.

Líderes respeitados assumem os riscos que outros não assumem quando temem tomar a decisão errada e ter que enfrentar as consequências. Mas jogar pelo seguro não ganha respeito; o que ganha respeito é a verdadeira liderança, sem medo de mudar a conversa e desafiar o status quo no serviço para a melhoria de um todo mais saudável. A vantagem competitiva surge da capacidade de antecipar as mudanças e, então, ser corajoso o suficiente para agir sobre elas antes que as circunstâncias o forcem – e antes que a oportunidade passe por você.

Vulnerabilidade fortalece a equipe

Quando os líderes admitem erros, isso traz clareza às lacunas de oportunidade e eleva um senso mais profundo de responsabilidade que pode ser compartilhado entre a equipe. Todos começam a valorizar a importância de ter a proteção uns dos outros.

Vulnerabilidade é um sinal de força de liderança, mas muitos líderes tentam revelar o que tradicionalmente tem sido visto como uma fraqueza – preocupados demais em como serão percebidos pelos outros. Eles acreditam que isso prejudicará sua presença executiva e os fará parecer menos autoritários. Mais confortáveis ​​se escondendo atrás de seu título, eles não desenvolveram a confiança para alavancar sua influência e colocar suas ideias e ideais à prova. Isso cria uma barreira real entre os líderes e suas equipes, em um momento em que mais do que nunca as pessoas querem se relacionar com seus líderes como indivíduos e querem saber se seus líderes passaram pelos mesmos problemas e superaram obstáculos semelhantes para chegar onde estão hoje.

Liderando pelo exemplo

Quando os líderes são responsáveis ​​por seus erros, eles estão liderando pelo exemplo. Isso eleva o envolvimento dos funcionários a um ponto em que os líderes – dando-lhes permissão para não temerem tomar a decisão errada – estão capacitando os funcionários a tomar mais iniciativa, sabendo que nem sempre terão a resposta certa.

Grandes líderes não hesitam em tomar decisões difíceis e liderar pelo exemplo, colocando-se na linha de frente da mudança. Eles gravitam em torno do que os outros podem ver como um “salto de fé” e aceitam de bom grado o desafio inerente a qualquer problema porque veem a oportunidade. Enfrentando o risco e os obstáculos potenciais ao longo do caminho, eles prontamente assumem a responsabilidade, admitem seus erros se falharem e aprendem com a experiência. 

Constrói uma cultura de confiança

Quando os grandes líderes admitem que cometeram erros – criando uma oportunidade de ganhar respeito, fortalecer suas equipes e liderar pelo exemplo -, isso acaba construindo uma cultura de confiança. Uma cultura de trabalho que promove a confiança permite que os colaboradores vivam com uma atitude empreendedora, o que estimula a inovação e a iniciativa.

As pessoas estão cansadas de surpresas no ambiente de trabalho e uma cultura de confiança promove maior alinhamento e clareza de pensamento. A cada decisão tomada ou a cada novo relacionamento cultivado, os funcionários querem saber que estão operando em um ambiente de trabalho que valoriza a verdade e a transparência. Isso significa líderes que não apenas compartilhem os rumos da empresa, mas que tenham a confiança de orientar seu futuro e garantir seu legado.

Com os erros, vêm os principais aprendizados. Com cada aprendizagem-chave vem mais experiência. Com a experiência, vem a maior capacidade de identificar oportunidades. Oportunidades aproveitadas corretamente podem ser a virada de jogo definitiva e a plataforma de um líder para fazer avançar sua carreira, sua organização e o setor que atendem.

Até mesmo grandes líderes recebem ajuda

como motivar grandes líderes

A Primebid está no mercado para ajudar grandes líderes a conseguir contratar a empresa ideal de prestação de serviços de facilities e segurança terceirizada. Caso você precise de cotar preços desse tipo de serviço, podemos ajudá-lo através da plataforma Primebid

Encontre empresas de terceirização de mão de obra de maneira inteligente através Primebid.

Posts Relacionados

Receba artigos exclusivos no seu e-mail
Receba artigos exclusivos no seu e-mail

Receba dicas, insights e outros tipos de matérias para ajudá-lo no seu dia a dia diretamente no seu e-mail

ORGANIZE SUA COTAÇÃO
facilities segurança limpeza portaria virtual vigilância

5 Orçamentos em até 24h

+327 Fornecedores Cadastrados

Cadastre a sua demanda de mão de obra terceirizada e receba 5 orçamentos em até 24h de fornecedores qualificados.

Realizar sua cotação através Primebid e aumente sua chance de conseguir uma redução de custo em mais de 42%.

Contatos

Primebid 2024 © All rights reserved

Procurando um fornecedor de mão de obra terceirizada?

Receba 5 orçamentos em menos de 24 horas.

Encontre empresas de terceirização de mão de obra de maneira inteligente através Primebid.