Você que é Líder, Gestor de Pessoas, Head Hunter e do Departamento Pessoal precisa de uma mãozinha em como motivar sua equipe? Aí vão algumas dicas indispensáveis!

Não seria possível para nenhuma empresa providenciar serviços de qualidade sem a ajuda e dedicação da sua equipe. Por isso que é importante criar no trabalho um ambiente cultural que sirva como base para a construção de uma empresa que seja capaz de vender qualidade e crescer com novas ideias. Para isso é necessário para as empresas aprender a como motivar seu time diariamente.

O maior diferencial de uma empresa que se destaca mantém o time focado é o reconhecimento por sua equipe, celebrações e engajamento entre o time. Nesse início de ano, iremos aproveitar para compartilhar algumas dicas fundamentais que com certeza irão melhorar a moral do seu time que serão determinantes para que eles trabalhem duro e se dediquem mais às metas, e que também possam representar o nome da sua empresa nas redes sociais da maneira que você almeja. E quer saber qual a melhor parte de seguir essas dicas? Elas podem ser usadas diariamente durante o ano todo para que a prática de reconhecer um trabalho bem feito se torne rotina! Perceber pontos fortes e deixá-los cientes disso pode ajudar em como motivar seus colaboradores.

Agora vamos para essas dicas que irão estreitar os laços entre empresa e funcionários e que serão pivôs na diversificação da qualidade do trabalho da sua equipe:

Seu time não passará nenhum dia sem dar tudo de si enquanto souberem que há um líder por trás deles que reconheça todo o seu trabalho duro e os recompense com um feedback positivo ou algum tipo de premiação sempre que possível. Sua criatividade para gerar esses momentos de interação empresa/equipe para deixá-los cientes de que você está acompanhando o trabalho de cada um diariamente, de cada área singular que você tem dentro da sua empresa e que irá tornar a rotina de trabalho mais leve e ao mesmo tempo desafiadora, pois seu time irá se empenhar em prestar o melhor trabalho possível para alcançar o seu reconhecimento e/ou premiação.

Solicite o feedback frequente dos líderes de cada área, para que eles possam pontuar a qualidade do trabalho que seu profissional está prestando. A criação de um sistema de medida da qualidade do trabalho prestado diário será muito importante não só entre empresa/funcionários como também líder/equipe. Toda e qualquer interação que você tiver com o contratante do serviço, nem que seja por whatsapp ou um link de avaliação do serviço prestado dará a quem contrata seus serviços a sensação de que ele está sendo acompanhado de perto e que você está realmente preocupado com a qualidade do serviço que sua empresa presta, por isso é de extrema importância acompanhar semanalmente a satisfação de cada cliente e refletir os feedbacks positivos para sua equipe, isso além de tudo o que dissemos até aqui poderá melhorar a qualidade do ambiente no local em que sua equipe atua, o que é muito importante para sua empresa. Desafie-se a motivar seu time de funcionários. Afinal, saber que seu funcionário consegue melhorar um ambiente só por estar nele garante a fidelidade do cliente à sua empresa.

Como dito anteriormente, sempre poste e compartilhe os elogios dos seus clientes com o seu time. Isso pode ser muito bom também para a imagem da sua empresa nas redes sociais, incluindo nelas fotos, destaques e detalhes sobre o feedback e elogios recebidos.

Escreva notas personalizadas de apreciação. Um simples “obrigado” é ótimo, porém, seja específico no quão positivo será seu impacto. Na Primebid, por exemplo, esperamos do nosso time que sejam detalhistas com seu trabalho, para que, é claro, recebam feedback detalhados da mesma forma. Lembrando que é preciso se inovar em motivar seu time sempre. Sabemos que você já esbanja criatividade na hora de criar estratégias de seleção e contratação de funcionários e também da apresentação da sua empresa, e também na hora de criar soluções inovadoras para lidar com diversas situações durante o dia, por isso será fácil para você criar feedbacks, elogios e posts de apreciação do trabalho prestado para descobrir a melhor forma de como motivar sua equipe, impactando positivamente não apenas na dedicação dos mesmos mas também na imagem da sua empresa nas mídias.

como motivar serviços de limpeza

Todos nós amamos presentes e boas surpresas. Sempre tenha algumas premiações em mãos para usá-las quando surgir aquele momento perfeito de alegrar o dia de alguém. Há sempre a chance de fazer uma nota personalizada ficar um pouco mais especial, ao ser presenteada com um item extra, como garrafas, necessaires, entre outros itens. Faça seu time se sentir querido e seus clientes se sentirem VIPs com pequenas premiações que, por mais simples que seja, os farão abrir um sorriso, apenas por se sentirem reconhecidos.

Algumas realizações dos serviços diários do seu time acabam acontecendo sem que o gerente, gestor ou pessoal do departamento pessoal perceba. Por isso é uma ótima prática incentivar seu time a compartilhar e reconhecer outros membros da equipe sempre que possível, traga algumas ideias legais como post-its para suas anotações e outras formas criativas de fazer com que o funcionário se sinta parte da sua empresa, e que também faça que o cliente perceba que o jeito que o seu funcionário trabalha é único e que esse nível de serviço prestado só será encontrado na sua empresa.

Tenha sempre um calendário com datas especiais anotadas. Não é preciso esperar que as festividades de fim de ano cheguem para que tenha algo para comemorar. Aniversários dos funcionários e outras datas importantes para vocês devem sempre serem lembradas. E mais importante, se eles estiverem trabalhando nesse dia especial, faça um esforcinho para que esse dia seja um pouco diferente para o funcionário, seja com uma ligação, uma mensagem em nome da empresa ou tente combinar algo com o time para que seu funcionário seja lembrado. Ser lembrado pode mudar o dia de alguém, além de ser uma ótima maneira de como motivar um profissional!

Utilize todas as opções possíveis para reconhecer e parabenizar membros do time. Aqui na Primebid, por exemplo, nosso time têm diversas oportunidades semanalmente de compartilhar o sucesso de alguma solução testada para algum novo problema encontrado, e isso faz com que o time se torne mais engajado, afinal, a solução apresentada por um pode ajudar a resolver os problemas dos outros também.

Aí vai algumas práticas que podem ser aplicadas para esse formato de reconhecimento do time:

  • Encontros mensais com sua equipe para comemorar fechamento de mês, renovação de contratos, etc.
  • Crie Listas de Transmissão no Whatsapp, para que sejam enviadas mensagens semanais ou quinzenais para seu colegas de trabalho solicitando Feedbacks ou convidando-os para encontros ou pequenas sociais.
  • Movimente suas redes sociais com eventos online, como por exemplo, #TopFuncionarioDaSemana.
  • Reconhecimento mensal dos seu funcionários que tiveram performance exemplar.
  • Boletim informativo trimestral sobre a satisfação dos serviços prestados em cada conta, cliente ou contrato.
  • Sorteio de prêmios anuais durante as comemorações de fim de ano.

Seja consistente com os reconhecimentos. A moral de um funcionário pode abaixar facilmente, quando não tem seu aniversário lembrado ou alguma data especial passa em branco, por isso que uma simples mensagem como “hoje é o aniversário do seu filho, né? Dê os parabéns para ele em nome da Empresa”, poderá passar o sentimento de fazer parte do time e ele irá recompensar a pequena lembrança com serviço bem prestado.

Caso queira saber mais dicas de como aumentar o foco da sua equipe no trabalho e na criação de soluções diárias em seus clientes, deixe um comentário aí embaixo que nosso time poderá criar mais posts como esse que irão te ajudar a estimular sua criatividade na hora de dar o feedback ou parabenizar seu time.

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