5 Dicas para Evitar o Burnout no Trabalho

Listamos nesse post algumas dicas para evitar o burnout no trabalho.

Às vezes você se sente como se estivesse no filme O Feitiço do Tempo, não é mesmo? Aquele em que Bill Murray revive o mesmo dia indefinidamente. Todos nós temos nossa própria versão do script, mas a maioria de nós funciona no piloto automático na maioria dos dias, alguns mais estressados do que outros.

Quando o estresse não está equilibrado, mesmo os homens e mulheres mais fortes podem sucumbir ao burnout. Embora ambos soframos de “burnout”, existem algumas diferenças na forma como homens e mulheres respondem a ele. Burnout não é um diagnóstico médico, no entanto, existem 3 características definidoras:

Exaustão – sentir-se emocionalmente exausto e experimentar uma perda de energia

Cinismo – possuir uma atitude negativa em relação a colegas e clientes, sentir-se irritado e se afastar das pessoas e atividades que antes gostava

Ineficácia – experimentar uma diminuição na realização pessoal, produtividade e gastando energia no trabalho sem ver resultados.

5 dicas para evitar o burnout no home office

Homens experienciam o burnout de maneira diferente

Curiosamente, as mulheres normalmente experimentam primeiro a exaustão, depois o cinismo e, por último, a ineficácia. É nesse ponto que muitas mulheres procuram fazer uma grande mudança em sua vida profissional ou doméstica para recuperar o senso de equilíbrio. Os homens normalmente experimentam o cinismo primeiro, depois a exaustão, no entanto, muitas vezes não param para reavaliar sua situação porque raramente percebem ineficácia. É também por isso que as mulheres também são mais propensas a procurar atendimento médico quando não se sentem bem, enquanto muitas pacientes do sexo feminino costumam dizer que seus maridos precisam estar “meio mortos” antes de ir ao médico.

Os sintomas de burnout incluem exaustão emocional e/ou física, perda de perspectiva, falta de conexão com o trabalho e depressão. Níveis aumentados de depressão foram especificamente associados a uma situação de trabalho exigente, combinada com baixos níveis de controle pessoal, descritos como “baixa latitude de decisão”.

Embora todos saibamos que o estresse é “ruim” para nós, muitos aceitaram que temos que continuar a viver uma “vida estressada” e ponto final. E para todas as personalidades Tipo A que estão por aí, mesmo que você consiga acompanhar o ritmo delas, isso não significa que deva. Optar por dedicar a maior parte do seu tempo e energia ao trabalho pode levar a efeitos potencialmente devastadores nos relacionamentos com as pessoas que você ama, bem como ter efeitos físicos e mentais significativos em sua saúde.

O burnout pode causar sérios problemas de saúde

  • Doença cardiovascular e pressão alta;
  • Problemas de saúde mental: ansiedade, depressão, perda de memória, insônia, fadiga, dificuldade de concentração;
  • Disfunção sexual: infertilidade, ciclos menstruais irregulares, diminuição da libido, desequilíbrios hormonais;
  • Distúrbios digestivos: diminuição ou aumento do apetite, perda ou ganho de peso, disbiose intestinal;
  • Disfunção imunológica: doença frequente, exacerbações de asma/alergias

Ter uma avaliação física e laboratorial adequada pode identificar se o estresse ou o burnout do trabalho está afetando sua saúde em um nível mais profundo.

5 dicas para evitar o burnout no home office 2

5 dicas para prevenir o burnout no trabalho

  1. Verifique-se diariamente – faça uma pausa de 5 minutos em algum momento do dia, coloque a mão no coração, concentre-se na respiração por alguns minutos e diga o que está sentindo. Ficar conectado aos seus verdadeiros sentimentos permitirá que você faça turnos no trabalho e/ou em casa para melhorar sua sensação de bem-estar.
  2. Crie um plano de bem-estar e torne-o um hábito! Seja criando um plano de refeição nas noites de domingo ou durante a semana, embalando seus suplementos em recipientes para não esquecê-los ou cuidando dos seus pets todos os dias antes de ir para o trabalho, o planejamento é fundamental se você quiser sentir seu melhor!
  3. Evite pessoas, alimentos, mídia, etc. que sejam“tóxicos” para você. Tudo a que você se expõe afetará sua mente e seu corpo. Fazer escolhas mais positivas quando se trata de música, TV, livros, amizades, etc. pode melhorar sua perspectiva de vida e aumentar sua resiliência.
  4. Crie o hábito de meditar, fazer um diário e/ou orar logo de manhã, caso você seja uma pessoa religiosa. Ajustar sua mente no início do dia terá impacto em todas as experiências que você tiver no decorrer do dia. Cuidar primeiro das suas próprias necessidades também fará de você um melhor pai, cônjuge, amigo, chefe ou empregado.
  5. Tenha uma maneira de extravasar antes de ir para casa se tiver filhos, um colega de quarto ou cônjuge esperando por você em casa. Todo mundo precisa de algum tempo para extravasar após um dia estressante antes de poder estar totalmente presente com os outros. Faça uma caminhada rápida no parque ou na sua vizinhança, assista a uma aula de ioga, experimente uma rotina de treinos de alta intensidade ou outra forma de exercício e/ou envolva-se em alguma forma de arte/música criativa. Ao reservar um tempo para processar o estresse do seu dia antes de se envolver com outras pessoas, você encontrará mais diversão e menos estresse em casa.
terceirizar limpeza e segurança

Quer mergulhar mais fundo?

Embora essas dicas possam ajudá-lo a gerenciar sua carga e evitar o burnout em curto prazo, se você deseja descobrir a causa raiz de seus problemas de saúde, marque uma consulta com um psicólogo ou terapeuta.

Com um processo de diagnóstico feito por um profissional da área, você poderá ser guiado para o seu melhor “eu”, conectando os pontos de sua saúde e história para moldar um plano de tratamento exclusivo, afinal não há duas pessoas iguais. 

E se você leu até aqui, significa que está preocupado com suas rotinas ou com alguém querido, e saúde mental é coisa séria, por isso é recomendado pesquisar muito bem antes de iniciar suas consultas com um profissional. A escolha do profissional incorreto pode acarretar em tempo perdido e dinheiro mal investido, e isso poderá agravar o seu quadro.

É pensando nisso que a Primebid também te ajuda a se conectar com até 5 fornecedores de mão de obra terceirizada, que irão te evitar a ter dores de cabeça futuramente, pois você irá contratar com a garantia e segurança de estar fechando contrato com um fornecedor com selo de qualidade Primebid.

Caso precise solicitar orçamento de serviços terceirizados, basta acessar nosso site que além de efetuarmos sua conexão com os fornecedores mais qualificados a atender á sua demanda e região, você será contatado por nossa equipe de Primers, que irão te ajudar a moldar sua demanda e a entender detalhes e diferenciais que você busca em fornecedores, para aumentar a assertividade da nossa conexão.

Esperamos que possamos te ajudar de alguma forma, seja com as dicas ou com a solicitação de orçamentos, o importante é você estar bem e conseguir desempenhar suas atividades sem sofrer nenhum tipo de estresse.

Encontre empresas de terceirização de mão de obra de maneira inteligente através Primebid.

Posts Relacionados

Receba artigos exclusivos no seu e-mail
Receba artigos exclusivos no seu e-mail

Receba dicas, insights e outros tipos de matérias para ajudá-lo no seu dia a dia diretamente no seu e-mail

ORGANIZE SUA COTAÇÃO
facilities segurança limpeza portaria virtual vigilância

5 Orçamentos em até 24h

+327 Fornecedores Cadastrados

Cadastre a sua demanda de mão de obra terceirizada e receba 5 orçamentos em até 24h de fornecedores qualificados.

Realizar sua cotação através Primebid e aumente sua chance de conseguir uma redução de custo em mais de 42%.

Contatos

Primebid 2024 © All rights reserved

Procurando um fornecedor de mão de obra terceirizada?

Receba 5 orçamentos em menos de 24 horas.

Encontre empresas de terceirização de mão de obra de maneira inteligente através Primebid.