5 Dicas para Evitar o Burnout no Home Office
Listamos nesse post algumas dicas para evitar o burnout durante o home office
A transição para o home office veio densa e rápida, cortesia da pandemia do coronavírus. E, embora alguns possam ter visto isso como uma coisa boa no início, com o passar do tempo, tornou-se cada vez mais importante se proteger da probabilidade de burnout.
Afinal, muitas pessoas simplesmente precisam de alguma aparência de ambiente de escritório para se manterem motivadas. Seja pela necessidade de intervalos virtuais para o chá ou pela atmosfera produtiva de trabalhar perto de outras pessoas.
No entanto, à medida que o governo anuncia o mais recente conjunto de orientações incentivando os trabalhadores de volta para casa e longe do escritório, o burnout da equipe se tornou uma perspectiva muito real e que os empregadores agora desejam evitar durante a transição para um modelo de trabalho remoto.
Então, o que pode ser feito para limitar a probabilidade? Este artigo foi desenvolvido para responder exatamente a essa pergunta. Você também pode aprender o que nos torna suscetíveis ao burnout, aqui.
Alguns profissionais de saúde e outras áreas acompanhadas de perto conseguiram detectar alguns pontos chaves que irão te ajudar a evitar o burnout e se dispersar do trabalho enquanto estiver trabalhando em casa:
1. Mantenha sua rotina de trabalho
Embora você possa ter amado inicialmente a ideia de passar o dia todo trabalhando de pijama, agora que o trabalho remoto está em pleno fluxo para várias empresas, é importante manter o máximo possível de limites sociais e de trabalho.
Isso ocorre porque, de uma perspectiva mental, seu psicológico precisa reconhecer a transição de “você descansando em casa” para “você trabalhando em casa”. Ao ficar de pijama o dia todo, você só vai se confundir, tornando mais difícil para você se manter envolvido com seu trabalho.
Para combater isso, tente imitar a rotina que você tinha quando estava no escritório. Levante-se, prepare-se e coloque a chaleira para ferver. Em seguida, dê um pequeno passeio para replicar seu “trajeto” para o trabalho antes de se sentar para começar o dia.
Você ficará surpreso com o grande impacto que pequenas mudanças como essas podem ter quando se trata de prevenir o desgaste relacionado ao trabalho.
2. Recrie o ambiente do escritório
Como já mencionamos, recriar o ambiente do escritório em casa pode fazer uma grande diferença em termos de prevenção de burnout. Afinal, quanto mais você se sentir à vontade trabalhando em casa, mais produtivo você será e melhor será sua saúde mental.
Psicologicamente falando, ser capaz de diferenciar entre trabalho e conforto é vital, mas isso só será possível se você dedicar tempo suficiente para criar um ambiente semelhante ao de um escritório em casa.
Para fazer isso, tente colocar sua mesa em uma área de sua casa que você normalmente não associa com conforto. Invista em uma cadeira decente, luminária de mesa e quaisquer outros acessórios relacionados ao trabalho de que você possa precisar e, em seguida, incentive-se a seguir uma rotina de trabalho definida.
Seu piso também pode “desempenhar um papel importante quando se trata de recriar facetas do ambiente de trabalho”, com estudos mostrando que pode fazer uma grande diferença na produtividade dos funcionários.
Investir em uma persiana ou isolamento acústico na sala em que você está trabalhando pode ser uma ótima maneira de evitar possíveis distrações externas.
3. Faça pausas e caminhadas regulares
Ficar muito tempo preso dentro de quatro paredes pode levar ao que é conhecido como a síndrome Cabin Fever (febre de cabine) – uma sensação de irritabilidade resultante de um longo período de confinamento. Para evitar que isso aconteça com você, é importante tentar fazer caminhadas com a maior regularidade e frequência que puder.
Quer você saia para uma longa caminhada na hora do almoço com seu cachorro ou simplesmente passe alguns minutos andando pelo jardim, tomar um pouco de ar fresco realmente ajudará quando se trata de tentar se desconectar um pouco do trabalho e manter sua saúde mental sob controle.
Além disso, se puder, não leve o celular durante suas caminhadas. Provavelmente, você o usará sem parar enquanto estiver trabalhando, então por que não fugir do fluxo de chamadas e mensagens durante um curto período de tempo, pelo menos?
Ao fazer isso, você não só ajudará a redefinir sua mente, mas também se motivará a fazer tudo o que for necessário
4. Defina limites
Agora que você trabalha em casa com mais frequência, provavelmente se deparará com mais distrações do que jamais precisou enfrentar – ou seja, sua família. Com isso em mente, embora possa ser difícil encontrar o equilíbrio perfeito entre trabalho e vida pessoal, é importante estabelecer limites para você e seus novos ‘colegas’ em casa seguirem.
De uma perspectiva pessoal, tente colocar todas as preocupações domésticas de lado enquanto você trabalha, como lavar roupa, fazer o jantar ou brincar com seus filhos. Deixe essas tarefas para o seu intervalo ou como uma recompensa quando você tiver conseguido passar por um período importante de trabalho.
Então, de uma perspectiva familiar, tenha um sistema claro para informar seus entes queridos de quando você pode ou não pode ser interrompido. Se você tem uma reunião virtual importante, por exemplo, é melhor ser transparente com seus entes queridos. Caso contrário, você pode acabar ficando estressado por tentar equilibrar sua vida profissional e doméstica ao mesmo tempo.
5. Não se prenda ao "normal"
Atualmente, estamos vivendo em tempos incrivelmente incertos, então não se preocupe em precisar ter uma ‘rotina normal’. Graças à pandemia, pode ser considerado normal aquilo que mais se adequar a você e à sua situação.
Por exemplo, um colega pode agora precisar marcar reuniões em um horário diferente do dia devido a ter filhos pequenos. Ou, como alternativa, você pode precisar trabalhar mais tarde ou até mesmo de noite para pegar seus filhos durante o dia.
Independentemente das suas circunstâncias, não se preocupe em precisar seguir a rotina que você tinha no escritório. Seu chefe e colegas são humanos e, curiosamente, estarão passando pela mesma situação que você agora.
Portanto, tente evitar colocar mais estresse sobre seus ombros, colocando seu trabalho em primeiro lugar e a vida em segundo lugar. Se você fizer isso, só vai acabar se ressentindo do seu trabalho e se sentindo como se estivesse sempre tendo que se atualizar.
Considerações finais…
O burnout doméstico é uma preocupação séria para vários funcionários, mas, com a quantidade certa de tempo, dedicação e atitude, as coisas podem mudar de figura. O principal a ser lembrado é que não há problema em se dar um tempo.
A vida já mudou muito para todos nos últimos meses e agora é mais importante do que nunca dedicar um tempo para cuidar de si mesmo. A única maneira de fazer isso é sendo franco e honesto com seus colegas virtuais e com você mesmo.
Reserve um tempo para voltar e revisar sua situação atual de home office. Em seguida, pergunte-se o que poderia ser feito para melhorá-lo e deixá-lo mais à vontade enquanto trabalha. Dessa forma, você não apenas ajudará a melhorar seu nível de produtividade, mas também manterá o potencial de burnout sob controle.
Quer mergulhar mais fundo?
Embora essas dicas possam ajudá-lo a gerenciar sua carga e evitar o burnout em curto prazo, se você deseja descobrir a causa raiz de seus problemas de saúde, marque uma consulta com um psicólogo ou terapeuta.
Com um processo de diagnóstico feito por um profissional da área, você poderá ser guiado para o seu melhor “eu”, conectando os pontos de sua saúde e história para moldar um plano de tratamento exclusivo, afinal não há duas pessoas iguais.
E se você leu até aqui, significa que está preocupado com suas rotinas ou com alguém querido, e saúde mental é coisa séria, por isso é recomendado pesquisar muito bem antes de iniciar suas consultas com um profissional. A escolha do profissional incorreto pode acarretar em tempo perdido e dinheiro mal investido, e isso poderá agravar o seu quadro.
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