Como motivar seus colaboradores em 2021 para escalar a qualidade dos seus serviços prestados

Não seria possível para nenhuma empresa providenciar serviço de qualidade sem a ajuda e dedicação de seus colaboradores. Por isso que é importante criar no trabalho um ambiente cultural que sirva como base para a construção do ambiente uma empresa que seja capaz de vender qualidade de serviço e segurança. Para isso é necessário para as empresas motivar seus colaboradores.

O maior diferencial de uma empresa de facilities e segurança é o reconhecimento por seus colaboradores, celebrações e engajamento entre o time. Nessas festividades de final de ano, iremos aproveitar para compartilhar algumas dicas fundamentais que com certeza irão melhorar a moral do seu time de colaboradores que serão determinantes para que eles trabalhem duro e prestem serviço de qualidade, e possam representar o nome da sua empresa da maneira que você almeja. E quer saber qual a melhor parte de seguir essas dicas? Elas podem ser usadas diariamente durante o ano todo para que a prática de reconhecer um trabalho bem feito se torne rotina! Perceber pontos fortes e deixá-los cientes disso pode motivar seus colaboradores.

Agora vamos para essas dicas que irão estreitar os laços entre empresa e funcionário e que serão pivôs na diversificação da qualidade do trabalho da sua terceirizada de serviços de facilities:

  • Seus funcionários não passarão nenhum dia sem dar tudo de si enquanto souberem que há um líder por trás deles que reconheça todo o seu trabalho duro e os recompense com um feedback positivo ou algum tipo de premiação sempre que possível. Sua criatividade para gerar esses momentos de interação empresa/funcionário para deixá-los cientes de que você está acompanhando o trabalho de cada funcionário diariamente, de cada contrato singular que você tem aplicado em campo irá tornar a prestação de serviços mais leve e ao mesmo tempo desafiadora, pois seus funcionários irão se empenhar em prestar o melhor trabalho possível para alcançar o seu reconhecimento e/ou premiação.

  • Solicite o feedback frequente dos contratantes, para que eles possam pontuar a qualidade do trabalho que seu profissional in loco está prestando. A criação de um sistema de medida da qualidade do trabalho prestado diário será muito importante não só entre empresa/funcionários como também empresa/contratante. Toda e qualquer interação que você tiver com o contratante do serviço, nem que seja por whatsapp ou um link de avaliação do serviço prestado dará a quem contrata seus serviços a sensação de que ele está sendo acompanhado de perto e que você está realmente preocupado com a qualidade do serviço que você está prestando, por isso é de extrema importância acompanhar semanalmente a satisfação de cada contratante e refletir os feedbacks positivos para seus colaboradores, isso além de tudo o que dissemos até aqui poderá melhorar a qualidade do ambiente no local em que seu colaborador está atuando, o que é muito importante para sua empresa. Desafie-se a motivar seus colaboradores. Afinal, saber que seu funcionário consegue melhorar um ambiente só por estar nele garante a fidelidade do cliente à sua empresa.

  • Como dito anteriormente, sempre poste e compartilhe os elogios dos seus contratantes com o seu time. Isso pode ser muito bom também para a imagem da sua empresa nas redes sociais, incluindo nelas fotos, destaques e detalhes sobre o feedback e elogios recebidos.

  • Escreva notas personalizadas de apreciação. Um simples “obrigado” é ótimo, porém, seja específico no quão positivo será seu impacto. Na Primebid, por exemplo, esperamos do nosso time que sejam detalhistas com seu trabalho, para que, é claro, recebam feedback detalhados da mesma forma. Lembrando que é preciso motivar seus colaboradores. Sabemos que você já esbanja criatividade na hora da venda do seu serviço e da apresentação da sua empresa, e também na hora de criar soluções inovadoras para seus clientes, por isso será fácil para você criar feedbacks, elogios e posts de apreciação do trabalho prestado pode motivar seus colaboradores, impactando positivamente não apenas na dedicação dos mesmos mas também na imagem da sua empresa nas mídias.

como motivar

  • Todos nós amamos presentes e boas surpresas. Sempre tenha algumas premiações em mãos para usá-las quando surgir aquele momento perfeito de alegrar o dia de alguém. Há sempre a chance de fazer uma nota personalizada ficar um pouco mais especial, ao ser presenteada com um item extra, como garrafas, necessaires, entre outros itens. Faça seus colaboradores se sentirem queridos e seus contratantes se sentirem VIPs com pequenas premiações que, por mais simples que seja, os farão abrir um sorriso, apenas por se sentirem reconhecidos.
  • Algumas realizações dos serviços diários dos seus colaboradores acabam acontecendo sem que o gerente, gestor ou pessoal do departamento pessoal perceba. Por isso é uma ótima prática incentivar seus colaboradores a compartilhar e reconhecer outros membros da equipe sempre que possível, traga algumas ideias legais como post-its para suas anotações e outras formas criativas de fazer com que o colaborador se sinta parte da sua empresa, mesmo estando in loco no cliente e que também faça que o cliente perceba que o jeito que o seu funcionário trabalha é único e que esse nível de serviço prestado só será encontrado na sua empresa.
  • Tenha sempre um calendário com datas especiais anotadas. Não é preciso esperar que as festividades de fim de ano cheguem para que tenha algo para comemorar. Aniversários dos colaboradores, dos contratantes e outras datas importantes para vocês devem sempre serem lembradas. E mais importante, se eles estiverem trabalhando nesse dia especial, faça um esforcinho para que esse dia seja um pouco diferente para o colaborador, seja com uma ligação, uma mensagem em nome da empresa ou tente combinar algo com o contratante para que seu colaborador seja lembrado. Ser lembrado pode mudar o dia de alguém!
  • Utilize todas as opções possíveis para reconhecer e parabenizar membros do time. Aqui na Primebid, por exemplo, nosso time têm diversas oportunidades semanalmente de compartilhar o sucesso de alguma solução testada para algum novo problema encontrado, e isso faz com que o time se torne mais engajado, afinal, a solução apresentada por um pode ajudar a resolver os problemas dos outros também.
 

Aí vai algumas práticas que podem ser aplicadas para esse formato de reconhecimento do time:

  • Encontros mensais com seus colaboradores para comemorar fechamento de mês, renovação de contratos, etc.
  • Crie Listas de Transmissão no Whatsapp, para que sejam enviadas mensagens semanais ou quinzenais para seus colaboradores e contratantes solicitando Feedbacks ou convidando-os para encontros ou pequenas sociais com o time.
  • Movimente suas redes sociais com eventos online, como por exemplo, #TopColaboradorDaSemana.
  • Reconhecimento mensal dos seus colaboradores que tiveram performance exemplar.
  • Boletim informativo trimestral sobre a satisfação dos serviços prestados em cada contrato.
  • Sorteio de prêmios anuais durante as comemorações de fim de ano.
  • Seja consistente com os reconhecimentos. A moral de um funcionário pode abaixar facilmente, quando não tem seu aniversário lembrado ou alguma data especial passa em branco, por isso que uma simples mensagem como “hoje é o aniversário do seu filho, né? Dê os parabéns para ele em nome da Empresa”, poderá passar o sentimento de fazer parte do time e ele irá recompensar a pequena lembrança com serviço bem prestado.

Caso queira saber mais dicas de como aumentar o foco dos seus colaboradores no trabalho e na criação de soluções diárias em seus clientes, deixe um comentário aí embaixo que nosso time poderá criar mais posts como esse que irão te ajudar a estimular sua criatividade na hora de dar o feedback ou parabenizar seu time.

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