10 Dicas para melhorar sua Performance de Vendas
Atualmente, a área de vendas se move mais rápido do que nunca, especialmente no segmento de serviços e, ser um vendedor de sucesso, é o que garantirá o seu papel de destaque no mercado. Em um piscar de olhos, novos concorrentes surgem, produtos e serviços semelhantes aos seus são lançados e, antes que você perceba, se não tomar cuidado, você e sua empresa estarão num caminho sem volta para o fundo do posso.
Não importa em que segmento você esteja, o que funcionou no passado, não será o suficiente no presente. Não é hora para tentativa e erro, ou para perder pedidos; esta é a hora de vender. Aqui estão algumas etapas básicas que você deve seguir para melhorar o seu desempenho de vendas e, por conseguinte, de sua empresa, reduzindo custos comerciais e garantindo a sua sobrevivência.
Agora sem enrolação, vamos para as 10 dicas de como melhorar sua performance de vendas:
DEFINA O SEU PÚBLICO-ALVO
Comece entendendo o seu nicho de negócio. O que você faz de melhor? Quem precisa dos seus serviços? Qual é a melhor maneira de abordar esses potenciais clientes? Quanto eles estão dispostos a pagar pelos seus serviços? Se essas perguntas não forem respondidas facilmente, repense as suas estratégias, missão e visão ou opte por plataformas, como a Primebid, que aceleram o seu processo de vendas e te põe cara a cara com o seu potencial cliente.
CRIE METAS
Adquira o hábito organizar as tarefas do seu cotidiano, a fim de controlá-las (número de ligações por dia, propostas por mês etc.). Estabeleça metas para alavancar os seus resultados (vendas mensais, ticket médio, margem de lucro etc.), assim você pode medir o seu progresso e acompanhá-lo de perto. Aumente a sua produtividade, sem deixar de mensurar os resultados. As metas concentram a sua atenção e a de sua equipe, potencializando as ações.
VENDA DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DO CLIENTE
Entenda que os seus possíveis clientes comprarão apenas o que precisarem. Saiba como convencê-los dessa necessidade. Enfatize as características de seu serviço, que o faça se sobrepujar aos de seus concorrentes — diretos ou indiretos —, como aquelas que reduzem os custos e, principalmente, que resolvem os problemas de seu consumidor. Às vezes, você pode reposicionar os seus serviços. Por exemplo, você vendeu o serviço de segurança por conta de custos operacionais; agora, enfatize a qualidade dos agentes, os quais são bem treinados e experimentados na área. Seja criativo em suas vendas e no marketing.
CRIE E MANTENHA UMA PERCEPÇÃO FAVORÁVEL DA SUA MARCA
Ações de marketing eficazes e constantes, boas referências, fortes habilidades de vendas e boas estratégias são os caminhos à criação da boa percepção dos clientes em relação a sua empresa — o famoso awareness. O acompanhamento diligente e o atendimento são as chaves para manter os seus contratantes.
VENDA PROPOSITALMENTE
Saiba o que fazer e o porquê fazer em cada fase da Jornada de Compras do cliente. Quem você quer atingir e por quê? O que você irá oferecer e por quê? O que você irá perguntar e por quê? Que tipo de proposta você fará e por quê? Qual é o momento certo de enviar proposta e fechar o negócio? Se você não se sente seguro sobre o que fazer em cada fase do processo, obtenha algum treinamento e/ou orientação, uma sugestão bacana, é ler o nosso post “Entenda o que é Jornada de compra do Cliente de Facilities”.
PERGUNTE, OUÇA E AJA
Melhor do que quaisquer outras, estas três palavras resumem o sucesso em vendas. Suas perguntas devem ser criativas, planejadas, relevantes e diretas. A sua capacidade de escutar, bem como a de sua equipe, devem ser desenvolvidas — lembre-se, ouvir é diferente de escutar. Você deve responder e tomar atitudes que comprovem que ouviu e entendeu as necessidades de seu cliente.
ASSUMA A RESPONSABILIDADE
Perceba que você é o líder da sua equipe de vendas. O time olha para você em busca de orientação e vai apoiar o seu esforço. Para construir uma equipe forte, disposta a ir além do necessário, você precisa dar a ela o crédito pelo sucesso e assumir as responsabilidades quando algo der errado.
TRABALHE NO BÁSICO — VOCÊ!
Mesmo os melhores dos melhores, têm espaço para melhorar. Tome a decisão de aprimorar os seus pontos fracos e estabelecer metas que o forcem a fazer o que você não gosta de fazer. Seja mais criativo em suas habilidades de prospecção, apuração e apresentação. Imagine o vendedor perfeito e compare-se a ele — mas, seja honesto. Sempre que possível, invista no desenvolvimento do seu time, a final, não adianta ter quem queira comprar se você não conseguir vender.
DESENVOLVA A SUA ATITUDE E INFLUENCIE POSITIVAMENTE
A sua atitude é controlável. Vença os seus medos. Mude as crenças que limitam o seu sucesso. Os seus hábitos e os seus pensamentos controlam o seu compromisso, entusiasmo, persistência, resiliência, felicidade e confiança. Adquira o autoconhecimento, decida quais hábitos são improdutivos e, em seguida, comprometa-se a mudar. Com tempo e esforço, você pode se tornar a pessoa que deseja ser. Neste sentido, o sua equipe vai tomar a sua determinação como exemplo e irá seguir os seus passos, contudo, não tenha medo de trocar aquelas pessoas que não caminham com o mesmo entusiasmo e cultura que você cultivou.
MAXIMIZE O SEU TEMPO
Concentre-se em seus objetivos. Teste cada atividade quanto à sua importância e urgência. Crie a programação ideal e a valide diariamente. Lembre-se, que apenas uma hora de seu dia usada de maneira produtiva, representa mais de duas semanas de tempo extra no final do ano. Você e seu time, terão mais tempo para produzir, conquistar e comemorar, pense nisto!
Agora que você está por dentro dessas 10 dicas, que tal assinar a plataforma que te garante chances de negócios diariamente? Utilizando essas 10 dicas você conseguirá investir melhor em uma estratégia de marketing mais alinhada com a imagem que você quer passar na sua empresa.
Além dessas 10 dicas temos outros posts que podem te ajudar a aumentar seu número de vendas e creio que poderão ser muito úteis para o seu sucesso.