O que é mais importante na hora de gerenciar a limpeza de condomínio ou empresa
Você já parou para pensar que a forma como a limpeza de condomínio é feita pode afetar o bem-estar dos moradores? Apesar de não parecer, a dinâmica do serviço pode prejudicar o rendimento dos funcionários do condomínio ou a comodidade dos moradores. Como já se sabe, manter o ambiente limpo e acolhedor aumenta a sensação de conforto e proporciona um dia mais produtivo aos que estão no local. No entanto, os serviços de limpeza de condomínio feitos em horários inadequados, podem incomodar moradores. É importante pensar na limpeza de condomínio e a conservação de duas formas: empresarial e residencial. No caso das duas, cuidados essenciais precisam ser tomados. Confira as dicas abaixo:
Limpeza conservação empresarial
No caso da limpeza e conservação de empresas, é importante pensar principalmente no horário de funcionamento do empreendimento. O ideal é que esse tipo de serviço seja feito antes ou depois do expediente para que os funcionários já cheguem ao local de trabalho com tudo limpo e organizado. Quando não é possível realizar essa atividade antes do expediente, a dica é que seja realizada em momentos com menor fluxo de funcionários, como o horário de almoço. No entanto, quando não há a possibilidade de fazer a atividade em horários alternativos, a setorização dos espaços é uma boa opção. Ao dividir o ambiente em pequenos setores, o serviço pode ser realizado sem causar incômodos grandes e interrompendo o serviço de poucas pessoas por vez num curto espaço de tempo.
Limpeza de condomínio e conservação residencial
No caso da limpeza de condomínio e conservação residencial, o fundamental é pensar na dinâmica dos moradores. A ideia é que os serviços sejam realizados fora do horário de maior fluxo, como a parte da manhã, de 7h às 10h, e final da tarde, de 17h às 19h. No caso dos condomínios residenciais, os melhores horários são a parte da tarde, de 14h às 16h, quando o fluxo de moradores diminui. Em condomínios grandes, com muita circulação de moradores, é importante pensar também na limpeza dos elevadores. Um elevador parado por muito tempo pode prejudicar os condôminos e até causar irritação. Para minimizar isso, é necessário sempre deixar um elevador livre e optar pelo horário de menor fluxo. Áreas como o hall e garagem podem ter um horário mais flexível de limpeza de condomínio, mas é preciso evitar ao máximo os horários de pico.
Produtos de limpeza
Outro cuidado importante na hora de pensar a limpeza de condomínio é o uso dos produtos. O assunto, às vezes, não é tratado com a real importância e isso pode acarretar desconforto ou problemas entre as pessoas que frequentam o espaço. Produtos de limpeza, em geral, costumam ter cheiros bem fortes e, apesar de algumas pessoas gostarem, essa não deve ser a opção escolhida para os condomínios. Pessoas podem ser alérgicas a cheios de produtos de limpeza ou mesmo do contato com eles, ainda que indireto. Por isso, no caso dos condomínios, produtos neutros e sem cheiro são sempre a melhor opção. Outro cuidado que precisa ser tomado na escolha dos produtos, é que algumas superfícies como pisos, bancadas e azulejos, podem ser incompatíveis com alguns produtos. Por isso, na hora de usar um produto novo, é importante testar para garantir que não irá causar manchas no local. Uma dica para ser assertivo e economizar na hora de escolher os produtos, é sempre consultar os funcionários, pois eles sabem melhor que ninguém a quantidade adequada para fazer a limpeza de condomínio. Buscar produtos que podem ser diluídos também é uma boa opção para economizar no orçamento final.
Segurança
A segurança durante a limpeza do espaço é outro tema importante que precisa ser levado em consideração. Nesse caso, tanto a segurança de quem limpa o espaço, como de quem transita pelo local deve garantida. Por isso, para preservar a segurança de todos, é preciso estar em conformidade com as Normas Regulamentadoras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho (MTB). Para a segurança dos que trabalham no local, é preciso estar atento ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como luvas, calçados e uniformes. Outro aspecto importante, é evitar ao máximo produtos inflamáveis. Alguns itens de limpeza, podem abrasivos e causar acidentes sérios. No caso da segurança dos que transitam pelo local, é imprescindível a utilização da placa que avisa que o piso está molhado, por exemplo. Ignorar as medidas de segurança pode causar tombos, incêndios, intoxicação por inalação e outro prejuízos. Por isso, é importante que os funcionários estejam capacitados para a atividade e também preparados para tomar decisões rápidas em caso de acidentes.
Por que terceirizar a limpeza do seu condomínio?
Essa é uma pergunta frequente entre síndicos, sejam de condomínios residenciais ou comerciais, pois, às vezes, fica a dúvida sobre quais são as responsabilidades do condomínio e da empresa contratada. Veja algumas vantagens da terceirização:
- Sem preocupação com funcionários: terceirizando a limpeza, a empresa especializada é responsável por toda a logística de funcionários. Ou seja, mesmo que algum funcionário falte, a limpeza deverá ser feita sem prejuízos. Outro ponto importante, é que o condomínio não tem vínculo empregatício com os funcionários, diminuindo os custos de Recursos Humanos.
- Materiais de limpeza: em caso de terceirização, pode ser combinado previamente que a responsabilidade pelo material de limpeza será da empresa. Dessa forma, o condomínio não precisa se preocupar com a compra.
- Profissionais capacitados: a empresa terceirizada, em geral, oferece cursos periódicos aos funcionários de capacitação e reciclagem. Dessa forma, os profissionais da limpeza sempre estarão atentos às normas de segurança, além de estarem preparados para executar as atividades sem interferir na dinâmica do espaço.
Clique aqui, e receba 5 cotações em até 24h…
Agora que você descobriu a importância da limpeza de condomínio, que tal solicitar orçamentos de empresas de limpeza de condomínio de São Paulo, Rio de Janeiro e região? Através da plataforma Primebid você é conectado com até 5 empresas de limpeza de condomínio diferentes em menos de 24h preenchendo apenas um único formulário curto. Em menos de 2 minutos você cadastra sua demanda e é contactado por nosso time que prestará assessoria 100% grátis para entender e moldar sua demanda de acordo com sua necessidade e práticas do mercado e irá te conectar com as empresas de limpeza de condomínio aptas a atender à sua demanda e região e com a segurança de ter o selo Primebid.
Evite dores de cabeça escolhendo empresas de limpeza de condomínio pelo Google no uni-duni-tê. Dessa maneira você encontrará apenas as que mais investem em campanhas pagas, e provavelmente perderá tempo explicando para essas toda a sua demanda e a região que atua, correndo o risco da empresa selecionada não consiga te atender, fazendo você perder seu tempo, que é o nosso bem mais precioso. Por isso recomendamos usar a nossa plataforma, onde unimos tecnologia, conexão inteligente entre empresas e demandas e temos um time especializado para ajudá-lo a se conectar com apenas as empresas de limpeza de condomínio ideais!