Quanto custa terceirizar a sua portaria?
Atualmente, é consenso que a portaria, como serviço de caráter essencial para a manutenção da segurança básica de condomínios residenciais e comerciais, precisa funcionar de maneira ininterrupta para manter a dinâmica de entrada e saída intacta. Portanto, devido às dificuldades relacionadas a manutenção de tal necessidade, no caso da contratação direta de funcionários para a função, muitos gestores de condomínios tem visto na terceirização a solução para manter a portaria funcionando todos os dias do ano com todos os funcionários desempenhando suas funções corretamente, além de diversas outras vantagens perceptíveis.
Mas aliás, quais são essas vantagens?
Por que terceirizar sua portaria?
Como motivo mais obvio, tendo em vista que as empresas que fornecem tal tipo de serviço possuem experiencia e qualificação para a prestação do mesmo, os colaboradores que desempenham a função são bem treinados e desempenham um serviço de qualidade elevada, evitando reclamações por parte dos condôminos. Dita qualidade se torna mais evidente se comparado com colaboradores contratados diretamente, pois, na grande maioria dos casos, estes precisam ser treinados logo após a contratação, demandando mais tempo de adaptação do que porteiros terceirizados.
Outra questão a ser analisada é que, como os encargos trabalhistas e direitos legais como um todos são responsabilidade da fornecedora do serviço, o condomínio que a contratou não sofrerá com o risco de uma possível ação trabalhista, atualmente muito comum para esta categoria de serviço.
Um ponto de grande importante, especialmente para o contratante, é o custo de terceirizar a portaria, que inicialmente se apresenta um pouco maior do que contratar funcionários CLT diretamente. Contudo, se considerarmos as necessidades de pagamento do 13° salário, contratações temporárias para cobrir faltas/férias (geralmente possuem um valor diário maior do que um funcionário permanente) e os altos custos de um processo trabalhista, a diferença entre um funcionário terceirizado e CLT é facilmente abatido, sendo extremamente vantajoso a médio/longo prazo.
No caso de faltas, quando um condomínio tem funcionários próprios, inevitavelmente terá problemas com a cobertura de eventuais faltas dos funcionários, pelos mais diversos motivos, como a apresentação de atestados e férias. Isso acontece devido ao condomínio contar com poucos colaboradores disponíveis para a cobertura, oque não acontece no caso da terceirização. Ao terceirizar, a manutenção do posto contratado, isso inclui todas as coberturas necessárias, é responsabilidade da fornecedora em questão, que conseguirá cobrir o posto por dispor de muitos funcionários em seu quadro.
Agora que conhece um pouco mais as diversas vantagens de se terceirizar a portaria, confira os valores médios para o serviço, rankeados com base em nossos fornecedores, por nós da Primebid!
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Quanto custa terceirizar minha portaria?
As empresas que fornecem serviços terceirizados oferecem alguns escopos para a prestação do serviço, os mais comuns sendo por 12 horas diárias e 24 horas diárias no modelo 12 por 36, isto é, com cada colaborador descansando 36 horas após trabalhar 12 horas corridas, como descrito pela legislação CLT. Também é possível a prestação do serviço
Os valores apresentados abaixo são baseados nos valores praticados pelos fornecedores parceiros da Primebid para um único funcionário na portaria. Contudo, para o funcionamento de uma portaria 12 horas ou 24 horas, são necessários mais funcionários.
A comparação acima apresenta de maneira clara as vantagens de se terceirizar e as dificuldades e riscos da contratação direta, como os gastos inesperados como a reposição de faltas e processos trabalhistas, que elevam o custo mensal do funcionário acima do custo de um funcionário terceirizado, que já possui todos os respaldos necessários e risco reduzido para o contratante.
Podemos perceber também que a janela de valores para a portaria com funcionamento 12 horas e 24 horas é consideravelmente grande, e isso acontece devido à diferença de funcionários necessários para cobrir cada período e pelo valor adicional que os porteiros que trabalham no período noturno tem que receber, de acordo a legislação trabalhista vigente.
Deve-se ter em mente que os valores praticados não são diretamente proporcionais a qualidade, tanto da empresa como do serviço prestado, mas sim compostos por diversos fatores que diferenciam cada empresa das demais, como as condições de pagamento oferecidas, o local de prestação do serviço, especificações por parte do cliente e adicionais oferecidos pelas fornecedoras.
Também devemos ter em mente que existem diversas outras variáveis que impactam no valor, seja para mais ou para menos, como a adição de funções paralelas ao funcionário por parte do cliente.
Portanto, cabe ao representante do condomínio responsável pela contratação avaliar qual proposta preenche melhor suas necessidades e negociar com os fornecedores para encontrar os melhores termos possíveis e trazer a proposta para mais próximo a sua realidade.
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